Conheça outros MBAs a distância da USP -
MBA

"Construindo juntos a EAD"

Curso de especilização em Inovação e Gestão em EAD
Realização Coordenação Parceiro Administrativo  
Inscrições Encerradas
Compartilhe

Pós graduação a distância USP - Inovação e Gestão em EAD - Corpo Docente //

A equipe docente da pós a distância Inovação e Gestão em EAD USP é composta 100% de Doutores, cada qual com seus conhecimentos para implementação de técnicas de educação a distância em instituições.


Profª Drª Adriana Backx Noronha Viana

Profª Drª Adriana Backx Noronha Viana - Docente na pós graduação a distância Inovação e Gestão em EAD USPA Professora Drª Adriana Backx Noronha Viana, uma das docentes do curso de Inovação de Gestão em EAD USP, é associada da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Probabilidade e Estatística Aplicadas. Conhecimento nos seguintes temas: ensino a distância, ensino de estatística, empreendedorismo, método de ensino e Seis Sigma.
Lattes
36

Profª Drª Alexandra Lilavati Pereira Okada

Profª Drª Alexandra Lilavati Pereira Okada - Docente na pós graduação USP a distância, curso Inovação e Gestão em EAD USPPós doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK (2008). Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988), especialização em Licenciatura Formação de Professor Ens Fund. Médio pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Curso de Pós-Graduação Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisadora professora do Knowledge Media Institute (KMi OU-UK) e coordenadora da comunidade internacional de pesquisa CoLearn OU-UK, professora visitante do curso de MBA online da Fundação Getúlio Vargas - RJ . Tem experiência na área de Ciência da Computação e Educação com ênfase em Tecnologias de Comunicação e Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia Cognitiva, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Conhecimento em Rede.
Lattes
36

Prof. Dr. Amaury Patrick Gremaud

Prof. Dr. Amaury Patrick Gremaud, docente no curso para formação de gestores em disciplinas de ensino a distância - Inovação e Gestão em EAD USPPossui graduação em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo(1992) e doutorado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo(1997). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Foi Diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - MEC, e Diretor Geral da ESAF - Ministério da Fazenda.
Lattes
35

Prof. Dr. Antonio Carlos Morato

Prof. Dr. Antonio Carlos Morato - docente na pós EAD USP Inovação e Gestão em EAD USPAdvogado e Professor Universitário. Leciona Direito Civil e Direito de Autor (período noturno) na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (Largo de São Francisco), bem como Direito Civil, Direitos Intelectuais (Direito Autoral e Propriedade Industrial) e Direito do Consumidor na Faculdade de Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, na qual também é pesquisador, desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado Direitos da Personalidade e Crítica ao Dogmatismo nos Direitos Morais do Autor que compõe o grupo de pesquisa Regulamentação e Efetividade Jurídica na Sociedade da Informação, cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq e ministra, no curso de mestrado em Direito da Sociedade da Informação, a disciplina de Direito de Autor e Direitos Conexos na Sociedade da Informação. Diretor da Escola Paulista de Advocacia do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Acadêmico da Academia Paulista de Direito (cadeira 78). É doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), instituição em que também obteve o título de mestre em Direito Civil e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente integra a Comissão de Propriedade Imaterial da Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) e de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), tendo atuado anteriormente como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da 100a Subsecção da OAB/SP e participado de diversas comissões na OAB/SP e no IASP.
Lattes
34

Profª Drª Beatriz Fainholc

Profª Drª Beatriz Fainholc - docente na pós graduação a distância Inovação e Gestão em EAD USPGraduada en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires. Año 1967, Maestra Normal Nacional. Ministerio de Educación y Justicia. Año 1962, Bioestadística Médica. Sanidad Escolar. Ministerio de Educación y Justicia. Año 1963. De Post-Grado: Posgraduada en Ciencias Sociales : Maestría en Sociología de la Educación. Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras. Universidad de Sao Paulo. Brasil. Universidad Nacional de La Plata. Pcia de Buenos Aires. Facultad de Humanidades y de Ciencias de la Educación . Depto de Ciencias de la Educación. Cargo :Profesora Cátedra (Concurso Público, dos veces) Tecnología Educativa: grado. Posgrado: Educación a Distancia.
CV
33

Profª Drª Charlotte Nirmalani Gunawardena

Profª Drª Charlotte Nirmalani Gunawardena - docente no curso de educação a distância Inovação e Gestão em EAD USPLani is the lead instructor for the Distance Education area of emphasis in the Organizational Learning and Instructional Technology program at the University of New Mexico. She also teaches a range of other courses dealing with instructional design, the adult learner, and cross-cultural issues in adult learning and training.
UNM
32

Prof. David Forli Inocente

Prof. David Forli Inocente - docente no curso EAD USP - Inovação e Gestão em EAD USPGraduado em Direito. Mestre em Administração FEARP USP. Gerente de Ensino e Membro Instituidor do INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração. Professor MBA Administração e MBA RH – FUNDACE USP. Coordenador de Programas MBA a Distância para mais de 5000 alunos em parcerias com UnB, UFBA, UFMT, UFLA, UEMA, UFC, UPE, UECE, UFJF, nestes programas gerenciando aproximadamente 1400 profissionais. Elabora e implementa programas de treinamento in company. Autor de apostilas de Ambientação em Educação a Distância. Diretor Acadêmico de Videoaulas. Membro de Comissões Avaliadoras dos Termos de Saneamento de Deficiências pelo MEC.
31

Profª Drª Dênia Falcão de Bittencourt

Profª Drª Dênia Falcão de Bittencourt - docente na pós graduação a distância Inovação e Gestão em EAD USPPossui formação Interdisciplinar. Doutora em Educação USP. Área: Didáticas, teorias de ensino e práticas escolares, FEUSP, SP. Mestre em Engenharia de Produção UFSC. Área: Mídia e Conhecimento, PPGEP, SC. Psicóloga PUCRS, RS. Como pesquisadora, professora e consultora, desde 1996 ela atua nas áreas da Educação e Tecnologias e Educação a Distância (Online), com ênfase em Desenvolvimento de Universidade Virtual, Design Instrucional, Gestão de Competências e Avaliação da Aprendizagem, e Formação de Técnicos, Professores Autores e Tutores. Pioneira no Brasil no desenvolvimento de cursos online em Educação a Distância (EAD), possui experiência nacional e internacional, já atuou em IES como: UFSC, SC; IUVB.br, SP, MG, RN, MS, RJ, ES, PA ; Newton Paiva, MG; FURB, SC; SENAC, SP; UDESC, CEART, SC; UnisulVirtual, SC; SENAI, SC; UEPG (NUTEAD UAB), PR; UNIT, SE; IGLU, OUI Região Brasil; UNALM, Lima, PE. Como autora possui publicações e cursos que tratam de suas pesquisas e experiências profissionais..
Lattes
33

Prof. Dr. Edgard Monforte Merlo

Prof. Dr. Edgard Monforte Merlo - docente no curso de pós graduação a distância Inovação e Gestão em EAD USPPossui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da FEARP/SUP. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento e Comportamento do consumidor. As pesquisas estão concentradas nos seguintes temas: administração de varejo, economia de empresas, administração de serviços e administração pública.
Lattes
30

Profª Drª Edméa Oliveira dos Santos

Profª Drª Edméa Oliveira dos Santos - docente no curso de pós graduação Inovação e Gestão em EAD USPPedagoga (UCSAL), Mestre e Doutora em Educação (FACED/UFBA). Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ, atua no PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ , na Linha de Pesquisa: Contidiano, Redes Educativas e Processos Culturais. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Campos de atuação profissional: " Cibercultura e Educação, Pesquisa e Prática Pedagógica, Currículo, Didática, Informática na Educação, Educação Online, EAD". Sócia da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.
Lattes
29

Profª Drª Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

Profª Drª Elisa Tomoe Moriya Schlünzen - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPPossui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora assistente - autárquica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Inclusão Digital e Escolar, informática na educação, educação especial, e tecnologias de informação e comunicação em Educação.
Lattes
28

Prof. Dr. Fredric Michael Litto

Prof. Dr. Fredric Michael Litto - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPPossui graduação em Rádio-Televisão - University of California, Los Angeles (1960) e doutorado em História do Teatro - Indiana University (1969). É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância,desde 1995 ; Membro do Comité Executivo do ICDE-International Council of Open and Distance Learning; e membro do Conselho Editorial das revistas científicas: American Journal of Distance Education, - Revista Iberoamericana de Educación a Distancia , - Advanced Technology and Learning, - International Review of Research in Open & Distance Learning e - Open Learning . Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, telemática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar.
Lattes
27

Prof. Dr. João Augusto Mattar Neto

Prof. Dr. João Augusto Mattar Neto - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPBacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras Português, Francês e Inglês (USP), com Especialização em Administração (FGV-SP), Mestrado em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutorado em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos livros, dentre os quais: Filosofia e Ética na Administração (Saraiva), Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Introdução à Filosofia (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning) e Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning). Foi professor e Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Atualmente é professor da Universidade Anhembi Morumbi e pesquisador e orientador de Doutorado no TIDD Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), na linha de pesquisa Aprendizagem e Semiótica Cognitiva, sublinha Interação e Aprendizagem em Ambientes Virtuais.
Lattes
26

Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto

Prof. Dr. José Dutra de Oliveira Neto - coordenador geral e docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPTécnico em Contabilidade na modalidade EaD.Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Fez PósDoutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign na faculdade de Educação sobre Qualidade em EaD (2008-2009). É professor Livre-docente pela Universiidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Tecnologias de Aprendizagem, Design Instrucional, Sistemas de Informação. Possui experiência , desde 1999, em diversos LMS como Webct, Teleduc e principalmente Moodle .Foi Coordenador de Design Instrucional do projeto USP/UNIVESP de 2010 a 2011. Foi responsável pela capacitação dos tutores no projeto REDEFOR entre 2011-2012. Coordenador do Núcleo de pesquisa NPT junto a pró-reitoria de cultura e extensão. Organizador do workshop NPT sobre EaD que está em sua nona edição. Membro do comitê científico da ABED a partir de 2011. Orientador de IC na FEA-RP/USP e Mestrado e Doutorado em EaD na Engenharia de Produção (EESC-USP). Membro do Projeto CAPES - Pro-Adm desde 2009 até 2014 (23038.032613/2009-21). Responsável pela elaboração de um convênio em processo de habilitação junto a UNM- EUA para intercâmbio de professores e alunos. Participante da pesquisa em nível global com escopo no hemisfério sul sobre OER (financiado pela IDRC -Canadá).
Lattes
25

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas

Prof. Dr. Jose Manuel Moran Costas - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPPossui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é Diretor do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp. É professor de Comunicação na Universidade de São Paulo (aposentado). Tem experiência na área de Comunicação e Educação, com ênfase em inovações na educação presencial e a distância, com apoio das tecnologias.
Lattes
24

Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior

Prof. Dr. Klaus Schlünzen Junior - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPLicenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2007). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.
Lattes
23

Prof. Dr. Marco Silva

Prof. Dr. Marco Silva - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPGraduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1992) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1999). Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde coordena o Laboratório de Educação Online. Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) Seus temas de docência, pesquisa e publicação são: cibercultura, interatividade, educação online, formação de professores para docência online, tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula presencial e online e desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa.
Lattes
22

Profª Msc. Maria Alice Carraturi Pereira

Profª Msc. Maria Alice Carraturi Pereira - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPDoutoranda em Engenharia Elétrica - Sistemas Digitais - da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Psicopedagoga pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Assessora de Tecnologias na Educação e Educação a Distância da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Coordenadora Pedagógica da Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo.Professora Universitária. Diretora de Educação a Distância. Assessora na implantação da graduação a distância da USP-Univesp.
Lattes
21

Prof. Dr. Romero Tori

Prof. Dr. Romero Tori - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPRomero Tori é engenheiro, doutor e livre-docente pela USP. Atualmente é Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e professor titular do Centro Universitário Senac de São Paulo. Coordena o Interlab Laboratório de Tecnologias Interativas da USP e o LPAI-Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos do Centro Universitário Senac, onde também coordena o programa institucional de iniciação tecnológica e inovação (PIBITI/CNPq) e desenvolve pesquisas em design de interação e realidade aumentada. Foi presidente da Comissão Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação SBC (2007-2008), é membro do Conselho Deliberativo da Escola do Futuro da USP, desde sua instituição como Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) junto à Pró-reitoria de Pesquisa da USP, em 1993. Participou da organização de diversos eventos científicos, tendo sido, entre outros, general chair do SVR 2004 (Symposium on Virtual and Augmented Reality), Program Chair do SVR 2007 e do SBGames 2005, General Vice-chair do SVR 2008, e Presidente do Comitê Científico do P & D Design 2008, co-chair do CIDI/INFODESIGN/CONGIC 2009 e chair do WEPG/SIBGRAPI 2009. Autor dos livro "Educação SEM Distância" (Editora Senac, 2010), co-autor de dois livros sobre computação gráfica, co-organizador de 6 livros e autor(e/ou co-autor) de 22 capítulos de livro. Possui 6 orientações de tese de doutorado e 16 dissertações de mestrado concluidas, além de ter orientado diversos trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso (graduação e pós-graduação lato sensu). Atualmente orienta 6 alunos de doutorado, 1 de mestrado e 1 de iniciação científica (com bolsa CNPq). Coordenou, de 2007 a 2010, projeto de pesquisa financiado pela FAPESP dentro do programa TIDIA-Ae (Aprendizagem Eletrônica na Internet Avançada). Participa desde 2009 do Projeto INCT-MACC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Medicina Assistida por Computação Científica), aprovado no Edital Nº 15/2008 do MCT, CNPq, FNDCT, CAPES, FAPEMIG, FAPERJ e FAPESP. Os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Computação Gráfica, Design, Realidade Virtual, Multimídia, Hipermídia, Educação Virtual Interativa, Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Computer games.
Lattes
20

Profª Drª Vani Moreira Kenski

Profª Drª Vani Moreira Kenski - docente no curso de pós graduação a distância - Inovação e Gestão em EAD USPMestre e Doutora em Educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Design Instrucional do SENAC/SP. Pesquisadora do CNPq na área de Tecnologia Educacional. Consultora do SEBRAE Nacional. Diretora da SITE Educacional. Foi Coordenadora do curso de pós-graduação (lato sensu) em "Design Instrucional para Educação online" da UFJF. Ex-professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Brasília (UnB). Membro do Conselho Editorial das revistas Educação e Sociedade (CEDES) , Linhas Críticas (UnB), Educação e Linguagem (UMESP) e Kairos (PUCSP). Foi Diretora da ANPAE e Coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPED. Pesquisa as relações entre educação, comunicação e tecnologias inovadoras. Atua na produção e desenvolvimento de cursos e projetos pedagógicos realizados a distância, online, para os mais diferenciados níveis e modalidades educacionais em escolas, empresas, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Autora dos livros: Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância e Educação e Tecnologias o novo ritmo da informação, ambos publicados pela Editora Papirus, além de outras publicações em que trata de suas pesquisas e experiências profissionais.
Lattes